Panasonic começa a comercializar a AJ-PX500, primeira camcorder com gravação nativa AVC-LongG

05/12/2013

O novo codec oferece alta qualidade de imagem e grande eficiência, já que seus arquivos ocupam quatro vezes menos espaço que em gravação AVC-Intra

Continuando o caminho da inovadora HPX600, a Panasonic começou a comercializar o AJ- PX5000G, o primeiro camcorder P2 HD com gravação nativa AVC- ULTRA e slots para cartões de microP2 . A câmera de três sensores MOS do tipo 2/3 e 2.2 Mpix, combina excelente qualidade de imagem com um peso muito leve e uma capacidade de expansão inovadora. Pela primeira vez na série P2HD, o novo camcorder permite gravar em formato 1080/50p, além de 1080i e 720p.

 

A família de codecs AVC- ULTRA oferece alta qualidade de imagem em Full HD, certificada pela amostragem 4:2:2 e a codificação a 10 bits, permitindo a escolha entre alta ou baixa taxa de bits para atender as necessidades de cada aplicação. AVC- LongG é projetado para aplicações na quais o tamanho do arquivo é crítico, reduzindo os custos de armazenamento e de tempo de transferência , em comparação com a MPEG-2, mas com uma qualidade igual ou superior .

 

AVC-LongG oferece diferentes qualidades sempre com taxas binárias baixas, inicialmente de 25 ou 50Mbps, e mais tarde até mesmo de 12 e 6 Mbps. Portanto, o AVC- longG é capaz de oferecer uma qualidade Full HD 4:2:2 e 10 bits, em 25Mbps, ou seja, quatro vezes menos que o códec AVC-Intra 100Mbps.

 

A taxa de bits mais baixa permite mais minutos de gravação na câmera e transferências mais rápidas (ao copiar ou ao movendo-lo através de uma rede de computadores), mas exige menos espaço de armazenamento.

 

A câmera mantém e amplia as possibilidades do formato AVC-Intra, que usa compressão entre quadros para oferecer maior robustez na pós-produção. A PX5000G incorpora o formato de gravação 1080/50p em AVC- Intra, pela primeira vez na linha P2HD. Para aplicações que requerem qualidade de imagem muito alta, o mesmo que gravar sem compressão, permitirá gravar em AVC- Intra Class200, um formato para masterização e arquivo com tamanho muito menor do que outros formatos de arquivo específicos nesta área.

 

A PX5000G é indicada tanto para a produção de notícias, documentários, eventos esportivos e vídeos corporativos, quanto para o mercado de arrendamento. Os três sensores MOS de 2.2 megapixel da AJ PX5000G oferecem resolução horizontal de 1000 linhas, sensibilidade de F13 a 50i e uma relação sinal-ruído de 60dB. Este camcorder permite utilizar uma grande uma variedade de lentes intercambiáveis do tipo ​​2/3. De forma padrão, a PX5000G pode gravar em AVC-LongG e AVC-Intra100/50, além dos formatos tradicionais DVCPRO HD, DVCPRO50, DVCPRO e DV.

Preparada para o futuro

 

Segundo a Panasonic, a AJ- PX5000G está” preparada para o futuro ” graças a uma ampla gama de opções, incluindo a introdução de metadados de forma sem fio e gravação proxy de alta resolução. A AJ- PX5000G tem capacidade de conexão sem fio e por cabo, ou Wi -Fi , USB, Gigabit Ethernet , e é possível controlar certas funções da câmera por meio de um smartphone ou tablet. Além disso, estará disponível a transmissão de vídeo sobre redes de telefonia móvel, através de ligações ascendentes , como por exemplo, LU40i da LiveU.

 

Com um peso de 3,4 kg, a AJ- PX5000G é a primeira camcorder P2 HD com slots integrados para os novos cartões microP2 da Panasonic , que conservam o formato de cartão SD. A AJ- PX5000G tem dois slots para microP2 e de dois slots para cartão P2 padrão, assim como um slot para cartão SD destinado à gravação de Proxy ou à armazenagem de configurações de usuário.

 

A câmera incorpora a função de compensação de aberração cromática (CAC) ganhou o Prêmio Emmy de Tecnologia neste ano. A função CAC permite aumentar a qualidade da lente sem encarecer o desenvolvimento. Já a função Dynamic Range Extension (DRS) melhora a resposta em cenas de alto contraste. Um algoritmo de detecção e compensação de bandas de flash minimiza o efeito produzido pelas luzes de flash. A PX5000G tem sete curvas de gama e amplos ajustes de imagem digitais.

 

O monitor LCD na lateral da câmera permite mostrar um monitor de forma de onda e vectorscope. Além disso, é compatível com o sistema de estudo opcional, que permite configurar a câmera para uso em estúdio, com controle remoto das funções de imagem.

 

Entre o resto de características, o destaque é para a função inversa de digitalização, que permite utilizar um adaptador de lente de cinema,uma função de zoom digital de 2x e 4x , velocidade de obturação variável entre 1/12 e 1/2000 segundos, além Synchro Scan, e uma rede de filtros ópticos ND de quatro posições (Clear, 1/4 ND, 1/16 ND, 1/64 ND).

 

A câmera oferece entrada e saída 3G -SDI, saída HDMI, entrada de Genlock, entrada e saída de código de tempo. A porta USB 3.0 HOST permite copiar o conteúdo do cartão para um disco rígido externo.  Enquanto para o áudio há duas entradas de áudio XLR, além de cabine para receptor de micro sem fio UniSlot (de um ou dois canais). A camcorder PX5000G grava quatro canais de áudio a 48kHz e 16 ou 24 bits.

 

Fonte: http://www.panoramaaudiovisual.com.br/2013/12/02/panasonic-comeca-a-comercializar-a-aj-px500-primeira-camcorder-com-gravacao-nativa-avc-longg/

 

 

Ez Grip  associada ABIMDE Associação Brasileira das Indústrias de
Materiais de Defesa e Segurança
Siga a Ez Grip no Facebook Siga a Ez Grip no Twitter
ezgripbrasil broadcasting 2012